A rosácea é um distúrbio de pele bastante comum e frequentemente confundido com a acne e outros problemas semelhantes. A doença é mais prevalente entre pessoas de 30 a 50 anos, especialmente aquelas de descendência irlandesa e do norte da Europa.
Embora a causa da rosácea seja incerta, alguns fatores desencadeantes são conhecidos, como a luz solar, estresse emocional, clima frio ou quente, exercícios, banhos quentes e alguns cosméticos. Algumas pessoas têm predisposição para desenvolver o problema.
Não há cura para a rosácea, mas os tratamentos de controle têm se mostrado cada vez mais eficazes.
A rosácea é uma doença inflamatória crônica caracterizada por episódios cíclicos de piora e melhora. O sintoma mais comum é a vermelhidão da face, também conhecida como eritema facial. Além da pele, os olhos também podem ser afetados.
Embora frequentemente confundida com a acne, a rosácea se diferencia por suas causas e aspectos clínicos. Enquanto a acne é um distúrbio das glândulas sebáceas, a rosácea é causada por um processo inflamatório associado a alterações vasculares.
A rosácea é dividida em cinco subtipos, conforme sua manifestação:
Ainda não se sabe exatamente o que está por trás das inflamações que caracterizam a rosácea. Acredita-se que seja um problema multifatorial, com vários determinantes relacionados à vasodilatação.
Alguns dos desencadeantes conhecidos incluem:
Os sintomas mais comuns da rosácea são:
Os sintomas podem variar bastante em intensidade, sendo o sinal mais típico as marcas avermelhadas na bochecha e ao redor dos olhos.
Não há cura para a rosácea, mas o tratamento visa controlar os sintomas. O primeiro passo para conviver bem com a doença é evitar os desencadeantes.
Além disso, recomenda-se o uso de sabonetes adequados, protetor solar com alta proteção contra UVA e UVB e antimicrobianos tópicos. Em alguns casos, podem ser indicados derivados de tetraciclina via oral.
A terapia com luz pulsada, radiofrequência e laser têm se mostrado eficazes no controle das telangiectasias.
Se você tem histórico familiar de rosácea, é importante ficar atento aos sintomas. De maneira geral, a prevenção é sempre a melhor opção.
Algumas orientações gerais incluem:
Clique e fale conosco no WhatsApp