As verrugas são pequenas protuberâncias rugosas na pele, geralmente causadas por vírus.
Na maioria dos casos, os sintomas se restringem a alterações cutâneas, com exceção das verrugas que surgem na sola do pé. Essas podem se tornar dolorosas devido ao constante atrito com o chão.
Embora predominem nas mãos e pés, as verrugas podem aparecer em diversas regiões do corpo, isoladamente ou em grupo. Elas também podem se espalhar facilmente de uma área para outra.
Em alguns casos, as verrugas podem desaparecer sem tratamento ao longo de meses ou anos.
Um tipo específico de verruga, são as verrugas genitais causadas pelo vírus HPV, e que se não tratadas corretamente, aumentam o risco de câncer principalmente na mulher (Câncer de Colo de Útero).
O principal sintoma das verrugas é a própria protuberância sobre a pele. Geralmente, são regiões elevadas, arredondadas e com superfície áspera. O ponto mais alto pode ser mais claro ou mais escuro que o restante da pele.
Em casos raros, as verrugas podem ser pretas. Outras exceções incluem verrugas achatadas ou lisas e as que provocam dor.
Na maioria das vezes, há necessidade de tratamento. Dependendo do local e da idade do paciente, alguns cuidados podem ser necessários.
Caso seja necessária a remoção, o procedimento é realizado em consultório com anestesia local ou apenas creme anestésico.
Existem muitas técnicas para remoção de verrugas, como curetagem (raspagem) combinada com eletrocauterização, tratamentos com lasers, aplicação de nitrogênio líquido (queimadura pelo frio) e infiltrações intralesionais de quimioterápicos.
A melhor forma de prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas e objetos possivelmente contaminados.
O uso de preservativos também é uma medida para prevenir o contágio pelo HPV.
Para prevenir a disseminação do vírus HPV, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a vacina contra HPV, indicada para meninas a partir dos 9 anos e para meninos a partir dos 12, disponível nos postos de saúde.
Clique e fale conosco no WhatsApp